terça-feira, 29 de abril de 2008

"Olhar sobre Coimbra"

O percurso com 6 miradouros foi realizado no âmbito da disciplina de Atelier de Sistemas de Informação Turística. Este percurso começa no miradouro do Vale do Inferno, situado na margem oposta a Coimbra (Santa Clara) e permite uma vista deslumbrante sobre toda a cidade e arredores. É deste ponto que normalmente se tira fotografias a Coimbra à distância, a imagem que proporciona é muitas vezes chamada como “Coimbra dos Postais”.
O segundo ponto é o miradouro do elevador que proporciona uma vista à zona urbana central de Coimbra, permite avistar toda a Avenida Sá da Bandeira desde a Manutenção Militar até à Praça da República.
O terceiro ponto é um dos lugares mais turísticos e conhecidos da cidade, trata-se do miradouro que se pode deslumbrar quando se entra pela Porta Férrea, no largo da faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, além do património histórico e cultural que se pode ver neste local, nas costas da estátua de D. João II encontra-se um miradouro que proporciona uma vista magnífica sobre o horizonte, avista-se o rio Mondego, as várias pontes bem como grande parte da outra margem (Santa Clara).
Saindo da zona da Universidade, o percurso segue em direcção ao Penedo da Meditação, este é um local de culto que permite uma vista e uma paisagem natural, seguindo-se o Penedo da Saudade, outro local natural e de culto. Aqui não pode deixar de reparar nas inúmeras placas que se encontram espalhadas ao longo das escadas que dão acesso aos vários terraços.
Por último, descendo em direcção ao estádio, encontramos outro miradouro que permite avistar a zona envolvente do estádio, é também um local de repouso, tendo o nome de Mirante do cidral.